Nossas escolas

Colégio Aprendendo a Aprender

No coração de Pinheiros, uma escola preparada para oferecer o melhor aos alunos, com estrutura adequada e uma equipe de educadores reconhecidamente de primeira. Assim é o Colégio Aprendendo a Aprender.

Do Berçário ao 4º ano do Ensino Fundamental (com implantação até 9º ano nos próximos cinco anos), o foco é sempre em um ensino com carinho, estímulo e disciplina. Com 37 anos de incentivo à educação de qualidade, possui 20 salas de aula, quadra de esportes, laboratório de informática, auditório (também usado para aulas de artes, capoeira, música e teatro), lousas digitais e brinquedoteca.

A atenção aos estudantes e aos pais é total. Por isso, a escola funciona em horário diferenciado, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, o que facilita muito a rotina em uma cidade como São Paulo. No Aprendendo os pais têm as portas abertas e participam do dia a dia dos filhos.

É com atenção aos detalhes que o Aprendendo a Aprender se destaca. O sistema de ensino é o Anglo, reconhecido em todo o Brasil como uma das melhores ferramentas de aprendizagem. Já desde a Educação Infantil há estudo de língua inglesa e no Ensino Fundamental, a partir do 2º ano, o ensino do idioma é diário, faz parte da grade curricular. E na cantina, por exemplo, todos os alimentos seguem orientação de nutricionista, sem frituras ou refrigerantes.

Berçário

O Berçário do Aprendendo a Aprender é referência em Pinheiros. Cada bebê tem o seu próprio berço, que pode ser decorado pelos pais, dando um toque pessoal e aconchegante ao espaço.

Durante sua estruturação, o espaço recebeu assessoria de médico pediatra do Hospital Albert Einstein, que analisou as práticas utilizadas em todos os setores, mudando conceitos e passando diretrizes seguras. Estas considerações deram origem a um Manual de Procedimentos, utilizado por todas as professoras e demais colaboradores.

O Berçário segue padrão hospitalar e, por isso, suas paredes são acetinadas, o que evita acúmulo de bactérias. As banheiras são de inox, esterilizadas após cada banho, e todos os lençóis e luvas são descartáveis. O ambiente é dividido em três níveis para melhor se adequar às diferentes fases e necessidade dos bebês: B1, para recém-nascidos até bebês que começam a andar; B2 até um ano e meio de idade e B3 até dois anos.

A rotina, as conquistas e a evolução das crianças são compartilhadas diariamente com os pais, pessoalmente e via diário, para que eles não percam nenhuma fase do crescimento dos filhos.

Educação Infantil

A Educação Infantil no Colégio Aprendendo a Aprender tem rotina organizada. A escola acredita que isso é fundamental para as crianças, que passam a saber como será o dia, o que as deixa mais seguras e confiantes. Os pequenos alunos são divididos em quatro grupos: Infantil I (2 anos), Infantil II (3 anos), Infantil III (4 anos) e Infantil IV (5 anos).

As crianças são expostas ao letramento a partir dos 3 anos, quando também começam a ter aulas de inglês em sala específica. Atividades são propostas para aguçar a curiosidade e criatividade, como música, arte e rodas de história.

Os professores estão presentes em todos os momentos, desde a entrada até a hora do parque, do recreio, da higiene até da saída. Esta interação permite que o educador estimule a criança a: vencer desafios, desenvolver a coordenação motora, aprimorar seu vocabulário e exercitar a vida em sociedade. Enfim, faça com que todas as atividades e brincadeiras tornem-se ferramentas eficientes para um aprendizado significativo.

Ensino Fundamental

Modernidade é requisito básico para uma escola que deseja despertar o melhor em seus estudantes. Por isso, todas as salas de aula do Ensino Fundamental no Aprendendo a Aprender têm lousas digitais, propiciando que o conhecimento seja adquirido de uma forma tecnológica, com internet, projetos colaborativos e livro digital.

Além dos conteúdos obrigatórios, o ensino do inglês é prioridade. Afinal, aprender o idioma já é obrigação para um futuro profissional promissor. No 1º ano os alunos têm aulas duas vezes por semana na grade curricular. A partir do 2º ano, uma vez por dia.

Além disso, dois projetos essenciais para desenvolvimento da inteligência emocional nas crianças são aplicados: Amigos do Zippy (aos 6 anos) e Amigos do Maçã (7 anos). Com eles, os estudantes aprendem a lidar com as dificuldades cotidianas, além de identificar e explorar seus sentimentos.

Laboratórios de ciências e informática, salas específicas para as aulas de inglês, sala de leitura e de artes... as ferramentas não faltam. E a garantia é de um caminho seguro rumo à educação completa.

Período Complementar

No Aprendendo a Aprender, os pais podem escolher entre dois tipos de atividades para os filhos:

- Oficinas de arte e educação: recreação, acompanhamento de lição de casa, escolinha de futebol, capoeira, balé, teatro, atividades de vida prática, movimento e equilíbrio, horta, culinária, sucata, modelagem, artes e natação – em escola parceira.

- Oficinas de inglês: todas as atividades são comandadas por professor bilíngue, utilizando somente o idioma estrangeiro para se comunicar com as crianças.

A metodologia de ensino da língua inglesa permite que os alunos entrem em contato diário e direto com o idioma. É assim, com atendimento diferenciado e focado no desenvolvimento do estudante, que o Aprendendo trata o período complementar.