Nossas escolas

Colégio Horizontes

Responsabilidade, ética e autonomia. Três palavras que servem como base para todos os estudantes do Colégio Horizontes. É focando nesta tríade que a escola é hoje considerado referência de ensino em São Paulo, atendendo crianças da Educação Infantil ao Ensino Médio.

No coração da Vila Madalena, o Horizontes nasceu em 2002, da fusão de duas instituições de ensino marcantes na história paulistana: o Horizontes (de 1981) e a Escola Graduada Uirapuru (de 1977). O sistema de ensino é o Anglo, reconhecido em todo o Brasil como a melhor ferramenta para se chegar à educação completa. Após anos como Horizontes Uirapuru, em 2016, o colégio passou a se chamar apenas Horizontes.

Espaço multimídia com lousa interativa, quadra específica para crianças até 5 anos, quadra poliesportiva, laboratórios de informática, química, física e biologia, salas de teatro e artes plásticas... tudo no colégio é pensado para preparar os cerca de 400 alunos à vida como cidadãos de bem e profissionais competentes, o que inclui a entrada em uma faculdade de ponta.

Isso, claro, sob o comando de uma equipe de 60 educadores que fazem do dia a dia do estudante um constante aprendizado.

Educação Infantil

Começar a vida escolar no Horizontes significa usufruir de um espaço totalmente reservado, com entrada exclusiva separada à dos alunos mais velhos. Nesta fase, a partir dos 2 anos, as crianças já aprendem sobre os Problemas do Homem Contemporâneo, aula em que os professores trabalham com temas como ética, valores, cidadania e cuidados com o corpo.

A faixa etária dos 2 aos 5 anos é marcada por descobertas e curiosidade. Por isso, a proposta pedagógica inclui aulas de teatro, música, informática e artes plásticas, além de atividades como o Dia do Livro e o Dia do Compartilhar. De uma forma lúdica os pequenos estudantes aprendem a dividir e a respeitar os limites das outras crianças.

É um ensino estruturado, que desenvolve autonomia, vocabulário e o respeito aos outros, sempre de maneira prazerosa.

Ensino Fundamental I e II

Se Fundamental é o nome do ciclo, não poderia ser diferente. Durante esta fase os alunos recebem os fundamentos para uma educação de ponta, além de estímulos para desenvolver habilidades.

O empreendedorismo é incentivado já desde o 1º ano no Colégio Horizontes, com o objetivo de formar, no futuro, um adulto autônomo, socialmente engajado e capaz de ter escolhas responsáveis e éticas.

Dois projetos são trabalhados nos 2º e 3º anos da escola e ajudam no desenvolvimento da inteligência emocional nas crianças: Amigos do Zippy (aos 7 anos) e Amigos do Maçã (8 anos). Com eles, os estudantes aprendem a lidar com as dificuldades do dia a dia, identificando e explorando seus sentimentos.

Partindo do princípio de que ler e escrever são atividades correlatas, o Horizontes dá um grande valor à leitura, estimulando-a por meio de metodologia específica, a OTI (Organização no Trabalho Intelectual), que auxilia na decodificação de qualquer texto e conteúdo.

Não para por aí. Durante todo o período do Ensino Fundamental os alunos trabalham com aulas distintas que ajudam no processo de aprendizagem, como Teatro, Artes Plásticas, Música, Educação Financeira, Educação Ambiental, Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), voluntariado e solidariedade.

Ensino Médio

Ao ingressar no Ensino Médio, os jovens criam a expectativa de passar no vestibular e de entrar no mercado de trabalho. No Horizontes, estes também são os objetivos desta fase, aliando um trabalho focado em resultados a uma educação que torne os adolescentes cidadãos atuantes na sociedade.

A escola proporciona um amplo material de apoio. Todo o conteúdo pedagógico é abordado durante as 1ª e 2ª série, ficando para a 3ª série uma grande revisão. Além de uma proposta pedagógica eficiente, os alunos recebem incentivos para ampliar seu potencial empreendedor e encontrar soluções apropriadas diante de qualquer desafio. Eles ainda têm à disposição orientação profissional e palestras com especialistas que auxiliam na escolha do melhor caminho a seguir.

A aferição do avanço dos estudantes ao longo do período é essencial para a escola, que aplica quatro simulados por ano nos modelos dos vestibulares da Fuvest e Unicamp, além de um simulado para o Enem. Por meio de um trabalho pedagógico integrado, as aulas sobre os Problemas do Homem Contemporâneo abordam, nesta fase, orientação profissional, metodologia científica e atualidades.

Período Complementar

As crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano podem participar das aulas em horários diferentes. Nos dois turnos os alunos têm a opção de almoçar na escola (com cardápio supervisionado por nutricionista) e participar de aulas diversas.