Nossas escolas

Liceu Santa Cruz

Aliar tradição a inovação, oferecendo uma educação participativa, respeitosa e focada nas necessidades de cada aluno. Assim é o trabalho do Liceu Santa Cruz, que em 1967 nasceu e até hoje é referência no bairro da Mooca.

Em 3.000 m², o colégio fica em um prédio de quatro andares e 20 salas de aula que abriga cerca de 400 alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, iniciando um ciclo virtuoso de aprendizagem já na educação infantil, passando pelo ensino fundamental e chegando ao ensino médio.

Em um ambiente acolhedor – com teatro de 250 lugares, biblioteca, sala de leitura, laboratórios de ciências e informática, quadra coberta, cantina (onde só entram opções que seguem orientação de nutricionista) e espaço de convivência -, a escola possui uma equipe de 70 educadores que investe na autonomia e na criatividade dos estudantes, oferecendo além do currículo obrigatório.

O sistema da escola é o Positivo, líder no mercado nacional em Educação Básica, com conteúdo conhecido e reconhecido. As aulas têm apoio das mais modernas ferramentas de ensino, com conteúdo direcionado a cada ciclo de vida do aluno. No Liceu Santa Cruz o espaço apropriado se une a educadores e conteúdo qualificados, que contribuem para o desenvolvendo de habilidades e competências necessárias à construção do conhecimento.

Educação Infantil

A Educação Infantil no Liceu vai até os 5 anos de idade. As crianças aproveitam um espaço exclusivo, reservado especialmente para elas, com salas de aula com banheiro, mini quadra e playground coberto, projetados especialmente para a faixa etária. Têm ainda uma mini vila com casinhas de alvenaria, onde, por meio de jogos simbólicos, brincam representando situações da vida cotidiana.

Todo o trabalho pedagógico desenvolve-se em seis eixos: linguagem, matemática, movimento, natureza e sociedade, arte e música. A programação diária é composta por atividades a partir de rodas de história, de aulas de artes visuais, música, teatro e educação física e do uso de recursos audiovisuais e apostila.

Assim, com um ensino estruturado já desde a infância, a criança desenvolve atitudes de autonomia, interação social e ampliação do vocabulário, sempre de forma prazerosa.

A Educação Infantil tem a seguinte divisão:
- Maternal I: 1 ano e 7 meses
- Maternal II: 3 anos
- Jardim I: 4 anos
- Jardim II: 5 anos

 Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano)

As lousas digitais em todas as salas de aula já mostram que no ciclo I do Ensino Fundamental a construção do conhecimento acontece de maneira moderna no Liceu Santa Cruz. Crianças de 6 a 10 anos recebem o conteúdo curricular em aulas que incluem jogos, contação de histórias, leituras de diferentes gêneros, observação e realização de experiências científicas em laboratórios de ciências e informática.

O empreendedorismo é incentivado diariamente com a metodologia OPEE, que ensina a criança a se tornar um adulto autônomo, socialmente engajado e capaz de ter escolhas responsáveis e éticas. Todo trabalho pedagógico extravasa a sala de aula, ganhando espaço em museus, teatros e exposições.

Teatro faz parte da grade curricular, assim como música, inglês e filosofia, aulas sempre comandadas por professores especialistas.

Dois projetos são essenciais para desenvolvimento da inteligência emocional nas crianças: Amigos do Zippy (aos 6 anos) e Amigos do Maçã (7 anos). Com eles, as crianças aprendem a lidar com as dificuldades do dia a dia, além de identificar e explorar seus sentimentos.

Ensino Fundamental I(6º ao 9º ano)

Neste ciclo de ensino são desenvolvidas habilidades e competências fundamentais dos alunos, dando continuidade a um processo de formação educacional estruturado. Ao conteúdo curricular, com professores especialistas em cada disciplina, são agregados ensinamentos práticos em laboratório de física, química e biologia, na participação de olimpíadas de matemática e astronomia e no Parlamento Jovem (com o qual se ganha noções de civismo e de valores democráticos).

A utilização de lousas digitais – em todas as salas – amplia a interação com o mundo digital, difundindo conteúdos de internet, projetos colaborativos, mostras virtuais e livro digital. É conteúdo multimídia ampliando horizontes.

O empreendedorismo, com o método OPEE, ganha ainda mais força, desenvolvendo na criança uma atitude reflexiva, crítica e investigativa, estabelecendo objetivos de vida e encontrando oportunidades para atingi-los.

Ensino Médio

O Ensino Médio no Liceu Santa Cruz tem dois objetivos claros: preparar o adolescente para cursar as melhores universidades e incentivar a formação de cidadãos críticos e capazes de agir em benefício da sociedade. Sob os valores da ética, respeito à diversidade, responsabilidade e solidariedade, o currículo está organizado para propiciar uma aprendizagem contextualizada e significativa.

Durante as 1ª, 2ª e 3ª séries os alunos contam com recursos como plantão de dúvidas (um professor fica à disposição todo dia no período da tarde), oficina de redação (para orientações direcionadas ao vestibular), seminários, projetos de pesquisa, leitura de clássicos, sarau literário e simulados do Enem.

Não para por aí. Os alunos usam tablets nas três séries, em conteúdo combinado ao visualizado nas lousas digitais das salas de aula, interagindo também com os laboratórios de biologia, química, física e de informática, além do incentivo ao empreendedorismo, desenvolvido por meio do método OPEE.

 Período Complementar

Complementar estudos nunca é demais. No Liceu Santa Cruz a opção vem com uma proposta plural e reflexiva, para alunos da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes podem almoçar na escola (com cardápio supervisionado por nutricionista) e participar de diversas atividades.

Um completo trabalho de orientação educacional acompanha o desenvolvimento do aluno, orientando-o em sua formação integral e no conhecimento de suas capacidades e dificuldades. O trabalho envolve o aluno, a escola, os professores e a comunidade, oferecendo elementos para uma adaptação adequada ao meio escolar e social.