Sobre o Grupo A

O Grupo A

Os colégios do Grupo A Educacional investem continuadamente na qualificação de sua equipe de educadores para assim oferecer um ensino de excelência a seus alunos. Aliando o idealismo dos educadores da instituição com uma proposta pedagógica própria e comprovadamente eficiente, o Grupo optou por métodos e técnicas que facilitam e incentivam a ativa participação de cada aluno.

A linha de trabalho adotada pelo Grupo A favorece o autoconhecimento e a autoestima de cada aluno. E cria situações que permitem ao aluno participar da resolução de problemas, além de incentivar o convívio sadio com o grupo e, futuramente, com a sociedade. As aulas sobre Problemas do Homem Contemporâneo, Filosofia e Sociologia, por exemplo, que envolvem alunos de 4 a 17 anos, ajudam a estimular o autoconhecimento do estudante que, a partir dessa percepção, consegue entender mais os problemas sociais, políticos, éticos, morais, ecológicos e econômicos que envolvem a vida dos brasileiros.

Os colégios do grupo proporcionam ainda o acesso ao instrumental teórico que garante os subsídios necessários para a escolha e a formação profissionais. O Método OPEE – Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo - é aplicado em algumas séries do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e possibilita ao aluno o foco necessário para que faça escolhas mais assertivas.

Os quatro colégios aplicam, também, programas que ajudam no desenvolvimento da inteligência emocional das crianças. São eles:

Amigos do Zippy - O programa ensina as crianças a partir dos 6 anos a lidar e a enfrentar situações que são familiares a todos, como amizade, solidão, comunicação, mudanças, perdas, e mesmo bullying. Este programa é dividido em seis histórias ilustradas, que apresentam personagens passando por diferentes situações.

Amigos do Maçã - É um programa composto de 26 aulas, com atividades para crianças de 7 a 9 anos. Promove a saúde mental e o bem-estar emocional. Suas atividades não envolvem competitividade e são diferentes das outras disciplinas escolares. As crianças são encorajadas a trabalhar juntas, trocando ideias e ajudando umas às outras.

Os Colégios Aprendendo a Aprender, Horizontes e Concórdia usam o Sistema Anglo de Ensino, que caracteriza-se pela inovação na área educacional. Eles criaram, dentre outros produtos, a apostila-caderno e o livro-texto, que revolucionaram o mercado de material didático.

Já o Liceu Santa Cruz se utiliza das ferramentas do Sistema de Ensino Positivo, líder no mercado nacional em Educação Básica que oferece soluções para toda comunidade escolar, aliando inovação tecnológica e respeito às potencialidades individuais dos alunos e professores a uma moderna proposta metodológica de ensino.